• Rua José Bonifácio 2355 sala 812 - Santa Maria - RS
  • Seg à Sex - 8h às 12h - 14h às 18h

Coronavírus (COVID-19): Caso o indivíduo oncológico apresente sintomas respiratórios, quais as orientações?

Se a pessoa em tratamento do câncer ou pós transplante iniciar febre, tosse, dor no corpo ou falta de ar, atenção: contate seu médico ou o serviço de saúde onde você recebe atendimento.

Você deverá receber uma orientação sobre a necessidade de ir ou não a um serviço de saúde. Lembre-se sempre de informar qual o seu diagnóstico e seu tratamento, para que o profissional avalie a sua condição imune, e siga as recomendações abaixo:

1. Não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois pode haver interferência com as medicações que você necessita.

2. Ao tossir ou espirar coloque sempre um anteparo entre o nariz/boca e as mãos, preferencialmente um lenço descartável que deverá ser imediatamente jogado no lixo, e higienize imediatamente as mãos. Caso não tenha um lenço, coloque a região do antebraço e cotovelo.

3. Caso seja orientado a procurar o serviço de saúde, vá com uma máscara cirúrgica e higienize suas mãos de maneira mais frequente; Informe o atendente imediatamente que você está com sintomas respiratórios e que está em tratamento de câncer. Haverá um fluxo/caminho diferente para o seu atendimento.

4. Se você se enquadrar nos critérios para COVID 19, será realizado o teste. O teste específico para COVID 19 está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e também no Sistema Suplementar de Saúde. Caso o profissional julgue necessário, poderá ser solicitada a pesquisa viral para outros vírus, como o Influenza.

5. Não há tratamento específico para COVID-19, mas tratamento de suporte. Siga toda a orientação passada pelo profissional que lhe atende.

6. Lembre-se que você também pode transmitir o vírus para outras pessoas. Caso confirme COVID 19, será necessário a restrição do seu contato com outras pessoas.

7. Caso você tenha sido atendido em outro local, informe imediatamente a instituição onde faz o tratamento do câncer sobre o diagnóstico de COVID-19, isso será importante para você e para as outras pessoas que lá se tratam e trabalham.

Essas são as principais orientações para prevenção disponíveis até o momento. Acompanhe as notificações do Ministério da Saúde para atualizações e possíveis mudanças nas recomendações.