• Rua José Bonifácio 2355 sala 812 - Santa Maria - RS
  • Seg à Sex - 8h às 12h - 14h às 18h

Coronavírus (COVID-19): Orientações para pacientes em tratamento oncológico

Diante da atual pandemia causada pelo Coronavírus, que causa a doença COVID-19, são importantes algumas medidas para pessoas em tratamento do câncer e seus familiares, além de alguns esclarecimentos. Os principais sintomas do COVID-19 são bastante parecidos com os de problemas respiratórios: febre, tosse, nariz escorrendo e dor de garganta. O contágio se dá através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Questões importantes:

Paciente em tratamento do câncer tem risco aumentado?

Ainda não existe uma certeza, mas provavelmente sim. Indivíduos em tratamento do câncer, em uso de quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia são considerados mais vulneráveis para infecções, pois o tratamento do câncer diminui a resposta do organismo. Nestas condições as infecções podem ser mais graves, e o mesmo deve ocorrer na COVID-19, porém ainda existem poucas informações para confirmar isso.

O tratamento do câncer será modificado devido a pandemia?

Não. O tratamento deverá continuar normalmente. Não interrompa ou atrase seus ciclos por medo ou desinformação. Mudanças na programação podem modificar o sucesso do tratamento. Apenas seu médico poderá fazer ajustes na sua programação caso ele identifique algo que afete a sua segurança.